Tupã na rede

Destaque do Mês

Carlos Drummond de Andrade

Procure

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Equoterapia

Equoterapia: Mais saúde a cada galope



Animal imponente, inteligente e muito dócil, ele é o melhor amigo do homem. Pensou no cachorro? Embora seja um grande amigo das pessoas, não é dele a quem nos referimos. O cavalo não é só um companheiro de muitas andanças do homem do campo, mas tem sido sobretudo um importante aliado na reabilitação de pessoas com necessidades físicas e psicomotoras, com distúrbios psíquicos, de aprendizagem ou de relacionamento social.
Chamado de equoterapia, ganha cada vez mais adeptos, motivados pelos ótimos resultados em saúde e bem-estar.
Tratamento reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina e indicado, por exemplo, para crianças, adolescentes e adultos com paralisia cerebral, síndrome de Down, síndrome de Rett, sequelas de acidente vascular cerebral e hiperativos.
A convivência com o animal traz o respeitar e o cuidar do outro e, por consequência o aumento da tolerância, da afetividade, da responsabilidade e da paciência. Ao ar livre, recebem os estímulos do ambiente que se mostram relevantes para o bem-estar do praticante.
Saiba mais
- A prática é realizada por uma equipe multiprofissional que atua de forma interdisciplinar.
-O ideal é que a prática seja uma recomendação médica.
-O primeiro passo é uma avaliação que definirá o programa terapêutico, o número de aulas, o melhor cavalo e equipamentos
- Os alunos, geralmente, não montam sozinhos. São auxiliados pelos equitadores e acompanhados por profissionais da área da saúde.

0 comentários:

Postar um comentário